Normas

São modalidades de inscrição por trabalho:

  • Pesquisa Científica
  • Projeto Aplicado
  • Projeto de Extensão

Os resumos científicos consistem em breves descrições das pesquisas científicas (artigos ou monografias) desenvolvidos com a sustentação teórica e rigor metodológico característicos de produções desde gênero. Os resumos submetidos nesta modalidade deverão conter entre 200 e 350 palavras e devem ser compostos por: breve contextualização/ delimitação do tema, objetivos de pesquisa, aspectos metodológicos empregados, resultados (serão aceitos resultados preliminares, finais ou mesmo resultados que se pretende obter com a pesquisa) e/ou conclusão/considerações finais (pode ser a esperada ou obtida).

O resumo de Projeto Aplicado objetiva a divulgação de projetos de cunho prático e aplicado, desenvolvido por acadêmicos em diferentes níveis e áreas de formação. Apesar do caráter prático, o projeto constitui-se de base científica e não deve ser confundido com uma simples descrição de ocorrência prática ou relatório gerencial. São propostas pertinentes ao Resumo de Projeto Aplicado: desenvolvimento de novas soluções para problemas conhecidos; apresentação de novas soluções para novos problemas e/ou adaptação de soluções conhecidas para novos problemas. Os resumos submetidos nesta modalidade deverão conter entre 200 e 350 palavras e devem ser compostos por: breve contextualização/ realidade investigada, caracterização da situação-problema ou oportunidade, justificativa de relevância da proposta / contribuição para sociedade / mercado / área de conhecimento, base tecnológica: breve menção à fundamentação científica que propiciou a elaboração do projeto e apresentação da proposta / solução (projeto em si).

O Projeto de Extensão consiste em uma ação específica de cunho educativo, social e/ou cultural com prazo determinado, que pode ocorrer isoladamente ou vinculada a um Programa de Extensão. Os resumos submetidos nesta modalidade deverão conter entre 200 e 350 palavras, e devem ser compostos por: breve contextualização, caracterização do projeto (composição, atividades etc.), justificativa da relevância do projeto, resultados preliminares ou finais obtidos.

Cada trabalho poderá ter até 6 autores. Havendo orientador, o mesmo deverá ser indicado já no momento da inscrição como um dos autores.

Todos os trabalhos aprovados terão seus resumos publicados nos Anais do Salão de Iniciação Científica, disponível em formato digital.

O processo de inscrição deve ser feito por um dos autores, sendo que o responsável pela inscrição do trabalho será considerado o primeiro autor. A ordem de autoria dos demais membros do trabalho deve ser identificada pelo responsável pela inscrição do trabalho. Na primeira etapa de inscrição devem ser submetidos apenas os resumos da modalidade escolhida.

Será emitido apenas um certificado por resumo aprovado para o grupo de autores, ou seja, não haverá a emissão de certificados individuais.

Os autores são responsáveis pela veracidade e autenticidade dos trabalhos (resumos, pôsteres e conteúdo da apresentação oral), bem como a correta menção às fontes de pesquisa utilizadas nos resumos, pôsteres e slides de apresentação e propriedade das imagens, quando se aplicar.

Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Comissão Organizadora da SIPE 2020: Fernanda Donner Alves, Carlos Izidoro.